Nossa Senhora de Nazaré

Segundo a tradição, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré teria sido esculpida por São José e levada para a Espanha no ano de 361, permanecendo no Mosteiro de Caulina. Após uma batalha, foi levada a Portugal, onde permaneceu desconhecida no Pico de São Bartolomeu. A imagem foi descoberta em 1119 e muitos milagres foram-lhe atribuídos. A devoção popular foi aumentando.
Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré é um título dado a Maria, mãe de Jesus. A devoção teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas.

Origem da devoção em Portugal

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré é de origem portuguesa. Introduzida no Pará pelos jesuítas, há mais de 200 anos é cultuada na festa do Círio de nazaré.

No ano de 1630, cerca de três pescadores saíram para pescar no revolto mar de Saquarema. Após uma forte tempestade os pescadores, ao voltar para a praia, encontraram próximo ao Costão, morro de pedras que fica localizado no centro da cidade, uma forte luz. Decidiram então chegar mais próximo e encontraram uma imagem de Maria, na hora ainda não sabiam do título.

Decidiram então levar a imagem a casa de um dos pescadores, para protegê-la da chuva. Após guardarem a imagem, foram dormir. No dia seguinte descobriram que a imagem não estava no mesmo lugar, e iniciou-se uma grande procura em toda a cidade, achando-a horas depois no mesmo morro onde foi encontrada, e levaram-na novamente para a casa, mas na manhã seguinte ela desapareceu novamente, sendo achada no mesmo morro. Isso ocorreu por mais duas vezes.

Então decidiram construir naquele morro uma pequena capela em homenagem à imagem, que logo deram o nome de Nossa Senhora de Nazaré, mas a fama dos milagres se espalharam por toda a região, fazendo com que a capela no alto do morro ficasse pequena. Rapidamente foi construída uma igreja de maiores dimensões inaugurada em 1837.

Consta que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza no ano de 1700, às margens do igarapé Murucutu. Levou para sua casa e no dia seguinte a imagem havia desaparecido. O caboclo tornou a encontrá-la no igarapé, recolhendo-a novamente. O fato repetiu-se várias vezes até que foi construída uma pequena capela no local. Com o aumento da devoção, foi construída a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré nesta localidade de Belém do Pará.