São Miguel Arcanjo

Arcanjos: designação pós-escriturística de espíritos celestes superiores aos anjos. A tradição bíblica (Tb 12.15) fala em sete (arc)anjos que estão diante do altar de Deus e refere a intervenção de três: Miguel (= “Quem como Deus?”), o defensor dos direitos de Deus perante a revolta dos anjos maus; Gabriel (= “Homem de Deus” ou “Fortaleza de Deus”), o anjo da Anunciação (a Zacarias, Lc 1,11ss, a Maria, Lc 1,26ss e a José, Mc 1,20ss), que a Igreja venera como padroeiro das telecomunicações (Pio XII, 1951); e Rafael (= “Medicina de Deus”), o anjo que protege da doença e dos perigos (cf. Tb).

Dia da festa: 29de setembro

São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "Quem é como Deus? ", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:

Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno".

No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: "Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".

Na carta de São Judas, lê-se: "O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.

É a Ele creditado o aparecimento a Moisés, como fogo no arbusto ardente, e ter salvo Daniel e os seus da cova dos leões. Para os cristãos, ele é o anjo que informou a Maria da hora de sua morte. "Nos Papiros do Mar Morto, Miguel emerge como o " Príncipe de Luz " que luta uma guerra contra os Filhos da Escuridão na qual ele conduz a batalha angelical contra a legião do anjo caído, Belial. Recentemente, em 1950, Papa Pio XII declarou o Arcanjo Miguel como o protetor de todos os policiais".

Arcanjo Miguel é o protetor da Igreja Cristã, anjo da guarda de Israel, e comandante supremo dos exércitos de anjos de Deus e Arcanjo. É o Arcanjo da Fé, da proteção e da libertação do mal.

O Arcanjo Miguel é demonstrado, pela arte cristã e iconografia, com uma espada ou com uma balança que pesa as almas do mortos. Os Seus cabelos são dourados e os olhos azuis; a Sua magnífica aparência irradia o brilho deslumbrante da confiança e da fé em Deus.

A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

De forma distinta dos anjos da guarda, os arcanjos são os mensageiros de Deus para o homem para os assuntos graves, por exemplo, Gabriel à Virgem, Rafael a Tobias, e aos arcanjos Deus confiou o cuidado de pessoas de nível mais elevado de santidade. São Miguel foi o anjo que comunicava com Joana d´Arc. Apesar dos seus esforços para salvar o Rei e o país com a ajuda de Deus, Joana foi traída pelo próprio povo inglês que a tratou como uma bruxa e a queimou em uma fogueira.

Oração a São Miguel

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Seja nosso defensor contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos. E vós, príncipe da milícia celeste, pelo poder de Deus precipitai no inferno, satanás e todos os espíritos malignos que rondam o mundo para a perdição das almas.

Amém.