Nossa Senhora da Saude

Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo hoje para os tesouros de vossa Divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde rogai por nós! Amém!
Nossa Senhora da Saude

A devoção a Nossa Senhora da Saúde é uma das mais antigas e tradicionais do Catolicismo. Relatos remontam à IV Cruzada, em 1202, quando Henrique Dandolo, capitão da frota veneziana enviou de Constantinopla para Veneza uma imagem da Virgem que os acompanhara nos campos de batalha e aquela foi colocada na basílica de São Marcos. Quando da peste em Veneza, os cristãos suplicaram à Virgem e o flagelo diminuiu. Então, foi erguida uma igreja dedicada a Santa Maria da Saúde.

Outros relatos remetem ao ano de 1568, quando da peste em Portugal. À época, os cristãos pediram a Nossa Senhora que diminuísse os horrores da epidemia e, tendo sido atendidos, ergueram uma igreja e fundaram a Confraria de Nossa Senhora da Saúde.

Uma das invocações de Nossa Senhora desde os princípios do Cristianismo é Saúde dos Enfermos e muitos doutores da Igreja citam sua súplica constante a Jesus por aqueles que sofrem. Um dos fundamentos de tal devoção está na presença constante de Maria junto a Jesus, tendo presenciado muitas de Suas curas. Maria, durante sua vida, nunca praticou curas ou milagres, mas intercedeu junto a Jesus pelos sofredores e pelos necessitados.

Oração a Nossa Senhora da Saúde

Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos,
o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos
e a Despenseira de todas as graças,
na minha fraqueza e no meu desânimo,
apelo hoje para os tesouros de vossa Divina misericórdia e bondade
e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe.
Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade,
dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres
com ânimo e alegria, e
com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus
e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos.
Nossa Senhora da Saúde rogai por nós!
Amém!