Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A historia de Nossa Senhora da Conceicao Aparecida tem seu inicio pelos meados de 1717, quando chegou a noticia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal , Governador da Provincia de Sao Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratingueta, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto - MG. Convocado pela Camara de Guaratinguet, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e Joao Alves saram a procura de peixes no Rio Paraiba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguau. Joao Alves lancou a rede nas aguas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceicao sem a cabeca. Lancou novamente a rede e apanhou a cabeca da mesma imagem. Dai em diante os peixes chegaram em abundancia para os tres humildes pescadores. Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a familia de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhanca se reuniam para rezar.

A devocao foi crescendo no meio do povo e muitas gracas foram alcancadas por aqueles que rezavam diante a imagem. A fama dos poderes extraordinarios de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regioes do Brasil. A familia construiu um oratorio, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigario de Guaratingueta construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta visitacao publica em 26 de julho de 1745. Mas o numero de fieis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construcao de uma igreja maior. No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmaos da Congregacao dos Missionarios Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pes da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das aguas. A 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceicao Aparecida foi coroada, solenemente, por D. Jose Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o titulo de Basilica Menor. Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Municipio. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinacao do Papa Pio XI.